Bom dia!!!
- O Ibovespa fechou na sexta-feira em queda de 1,38% a 103.618 pontos, o S&P caiu 1,45% a 3.861 pontos, o Nasdaq caiu 1,76% a 11.138 pontos e o Dow Jones caiu 1,07% a 31.909 pontos.
- O Dólar fechou na sexta-feira em alta de 1,30% cotado a R$5,21, o Euro subiu 1,93% cotado a R$5,54.
- Os índices futuros de NY operam sem direção definida nesta manhã de segunda-feira, depois que os reguladores anunciaram um plano para apoiar todos os depositantes do Silicon Valley Bank e disponibilizar financiamento adicional para outros bancos.
- Na sexta-feira, o Silicon Valley Bank foi fechado pelos reguladores americanos depois que saques maciços no dia anterior criaram uma corrida aos bancos.
- Os investidores aguardam também a divulgação do índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos, previsto para amanhã. A expectativa é um aumento de 0,4% em relação a janeiro. Esse é um dado de destaque para a próxima decisão de juros do Fed que ocorre nos dias 21 e 22 de março.
- As bolsas asiáticas fecharam sem direção definida nesta segunda-feira, com os reguladores dos EUA anunciando medidas para ajudar os depositantes e as instituições financeiras associadas ao Silicon Valley Bank, vistas como uma medida para conter riscos sistêmicos.
- O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 1,96%, liderado pelas ações de tecnologia, e o índice Hang Seng Tech subiu mais de 3%. Na China continental, a Bolsa de Shanghai subiu 1,2%.
- Os mercados do Japão lideraram as perdas na região, o Topix caiu 1,51%, vendo as ações do Softbank caindo 2,3%, pois os investidores continuam avaliando os temores de contágio. O Nikkei 225 caiu 1,11%.
- As bolsas europeias operam em queda nesta segunda-feira, com o foco dos investidores voltado para as possíveis consequências do colapso do Banco do Vale do Silício.
- O banco de compensações Bank of London confirmou ontem que protocolou uma proposta para a compra da subsidiária britânica do Silicon Valley Bank (SVB), fechado na última sexta-feira por reguladores americanos.
- Em comunicado, a instituição informou que a oferta foi feita em parceria com um consórcio de empresas de private equity às autoridades do Reino Unido, entre elas o Tesouro, a Autoridade de Regulação Prudencial e o Banco da Inglaterra (BoE), além do Conselho de administração do SVB.
- Aqui no Brasil os investidores continuam de olho nas discussões políticas sobre a nova âncora fiscal do país. A expectativa é a de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresente uma primeira proposta nos próximos dias.
- A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado votará amanhã um requerimento para que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, seja convidado a comparecer ao Congresso para explicar por que a taxa básica de juros está em 13,75% ao ano.
- Depois do fechamento do mercado hoje, teremos a divulgação dos resultados do quarto trimestre da Direcional, Eletrobras, Inter, Metal Leve, Natura e Technos.
- A partir de hoje a Bolsa brasileira volta a fechar as 17h.
- Nas commodities, as cotações do petróleo operam com perdas, com as preocupações sobre possíveis elevações de juros dos Estados Unidos abalando investidores, embora uma recuperação na demanda chinesa e um dólar mais fraco tenham fornecido algum suporte.
- Os preços do minério de ferro sobem na China.
Abraço