O GRUL11 será o primeiro FII de galpões logísticos que opera dentro do maior aeroporto em volume de cargas no Brasil e o terceiro maior da América do Sul. Porém, quem comprar as cotas deste FII não vai se tornar dono de uma parte deste imóvel. Entenda melhor.
Foi dada a largada oficial!
Os investidores já podem participar da oferta pública do GRU Logístico Fundo de Investimento Imobiliário (GRUL11) – o primeiro FII dentro do Aeroporto de Guarulhos. Vamos elencar 8 (oito) motivos para acreditar que este FII vai oferecer ao investidor um bom retorno e 1 (um) ponto de atenção. Vamos a eles:
1. Crescimento do e-commerce no Brasil. Existe a expectativa de que as vendas totais do e-commerce aumentem até 50% até 2028. Veja o gráfico:
2. Como consequência, o mercado tem entregado e absorvido de maneira bastante resiliente os galpões logísticos – em especial os last mile (aqueles mais próximos de grandes capitais). Veja os gráficos:
3. Os fundos de logística, além de serem mais resilientes, têm apresentado uma rentabilidade até maior do que a do IFIX. Desde 2018, o IFIX – Logística apresentou um retorno de 57,9% contra um retorno de 50,7% do próprio IFIX.
4. Mesmo dentro de um segmento resiliente do IFIX, o estudo de viabilidade do GRUL11 mostra a possibilidade de ganhos ainda mais atraentes. A gestora prevê um Dividend Yield de 13% no primeiro ano e de 9,61% depois do primeiro ano – que é mais alto do que os seus pares do IFIX – logística.
5. Localização Premium: dentro do raio de 30 quilômetros de São Paulo e com galpões com conexão direta com a pista. A foto abaixo é bastante ilustrativa:
6. Icatu Vanguarda como gestora – empresa com 46 bilhões sob gestão, mais de 20 anos de história e com selo MQ1 Manager Quality Assessments – é o rating de máxima excelência em qualidade de gestão atribuído pela Moody’s.
7. Locatários representativos nas suas áreas de atuação: Anjun, Mercado Livre, Total Express, Azul, Power Source e LATAM.
8. Nítida possibilidade de expansão dentro do próprio Aeroporto de Guarulhos com duas outras áreas já mapeadas e delimitadas.
Entretanto, este lançamento tem um ponto de atenção.
Uma singularidade que torna o GRUL11 um FII de logística bastante único. O GRUL11 adquiriu o DIREITO DE EXPLORAÇÃO do condomínio logístico. Possui, portanto, uma concessão, não sendo dono do terreno. Ou seja, diferentemente de outros FIIs logísticos que, quando o cliente compra uma cota, se torna automaticamente dono de uma fração ideal dos galpões que compõem o fundo, no GRUL11 o cotista vira dono de um Direito de Exploração.
O fim do período do Contrato de Cessão da área dos galpões no aeroporto de Guarulhos termina em fevereiro de 2062. Sim, você não leu errado. São 38 anos de concessão.
Outro ponto a ser destacado é que a oferta inicial tem investimento mínimo de R$ 20 mil e lock-up de 3 meses. Ou seja, o cliente que entrar nesta oferta inicial vai precisar ficar com o papel por este prazo mínimo.
Ficou interessado?
Então não esqueça de ler todo o prospecto e regulamento do fundo antes de embarcar neste voo e boa viagem!
Para mais dúvidas entre em contato conosco.
Um Abraço e até a próxima !!!
Cassio Utiyama